terça-feira, 28 de agosto de 2012

Eleições 2012: Aparecida de Goiânia


Foi divulgada a primeira rodada da pesquisa Rádio 730am/Grupom envolvendo Aparecida de Goiânia, que tem como objetivo avaliar a intenção de voto nas eleições para prefeito que vão acontecer em outubro.
Aos entrevistados foi perguntado se, caso a eleição fosse hoje, em quem votariam para prefeito de Aparecida. No levantamento espontâneo (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor), o atual prefeito, Maguito Vilela, aparece à frente das intenções, com 27,2%, seguido por Ademir Menezes, com 17,6%. Os outros candidatos aparecem com poucas intenções de votos: 1,3% no total. O número de entrevistados que não sabem quem são os candidatos é relativamente baixo: 12,2%, enquanto o número daqueles que pretendem votar em branco/nulo é ainda menor: 3,9%.






Entre os entrevistados, as mulheres se mostraram as que mais desinformadas: aquelas que não sabem quem são os candidatos e as que não avaliaram somam 60,4%. O índice masculino no mesmo caso foi menor: 38,9%. Em relação às intenções por candidatos, não houveram diferenças significativas entre homens e mulheres.




No levantamento estimulado (quando é mostrado ao eleitor as opções de candidatos), Maguito Vilela e Ademir Menezes continuam à frente das intenções, com 38,2% e 28%, respectivamente. Quanto aos outros candidatos, não houveram mudanças significativas. O número de indecisos caiu para 17,9%. O que mais chama atenção são os números relativos aos eleitores que pretendem votar nulo: dos 3,9% do levantamento espontâneo, subiu para 13% - aproximadamente quatro vezes maior.





Na estratificação por sexo do levantamento estimulado, os números se aproximaram: o número de mulheres indecisas continua maior (22% delas, contra 13,4% deles), mas a diferença agora já não é tão gritante. A quantidade de mulheres que pretendem votar em branco/nulo, continua a mesma, enquanto a de homens subiu de 9,7% para 11,4%.

Os dados coletados mostram que, até o momento, Maguito Vilela tem a dianteira nas intenções. O fato, porém, não deixa clara a vitória do candidato – os números de Ademir Menezes se aproximam dos do atual prefeito, deixando espaço para diversas possibilidades.

A pesquisa, classificada como quantitativa descritiva, foi realizada em 112 bairros de Aparecida de Goiânia e ouviu, entre 18 e 21 de agosto deste ano, 621 eleitores. Apresenta margem de erro de 3,9%. Registro da pesquisa: Protocolo número 00111/2012 de 16/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário