segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Eleições 2012: Sentimentos em relação ao Governador

Camila Teles


Baseando-se nos dados da primeira rodada da pesquisa Radio730am / Grupom, a Grupom buscou avaliar o sentimento dos eleitores em relação à administração do prefeito, governador e presidente. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 24 de julho em Goiânia, e 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00079/2012 de 21/07/2012.

SENTIMENTO DO GOVERNADOR
Seguindo o mesmo padrão da pesquisa de sentimento do Prefeito, foi perguntado aos entrevistados qual o sentimento em relação ao Governador Marconi Perillo. Os critérios foram avaliados segundo os níveis de satisfação, confiança, compreensão, rejeição e decepção. Além disso, os entrevistados deram uma nota de 1 a 10 para a administração do governador.
                Os sentimentos dos eleitores que envolvem o governador de Goiás são, em maioria, negativos: 74,4% dos entrevistados – tal número representa aproximadamente 624mil eleitores goianienses. Confira o detalhamento da avaliação do sentimento em relação ao Governador no gráfico.



Ao darem uma nota, entre 1 e 10, para o governador, os entrevistados também avaliaram negativamente: 65,9% deram notas abaixo de seis. A média geral foi a menor entre os executivos avaliados (prefeito, governador e presidente): 4,4.




Sentimento do Governador x Eleitor por candidato
                Na relação dos eleitores por candidato, o que mais chama atenção é o fato de que os entrevistados que disseram pretender votar em Paulo Garcia são os que têm sentimentos mais negativos em relação ao governador: 20,2% dos entrevistados – porcentagem maior que a de eleitores que rejeitam todos os candidatos a prefeito ou pretendem votar em branco/nulo (18,6%).
                Os eleitores de Jovair Arantes, do PTB, que foi escolhido como candidato da base do governador, avaliaram Marconi Perillo com mais sentimentos negativos que positivos: 4,3% entre decepção, rejeição e desconfiança, contra 2,6% entre satisfação, confiança e compreensão.
                O mesmo aconteceu com os eleitores dos outros candidatos: em todos os casos, as avaliações negativas superaram as positivas. Sobre os índices negativos, entre as avaliações de eleitores por candidato x sentimento do governador, a rejeição foi a menos citada em todos os casos.


Até o momento, o apoio do governador aos candidatos não tem representado um fator determinante na escolha por quem votar. Mesmo assim, os números são significativos: apesar das eleições deste ano não envolverem a escolha pelo governador, a situação pode indicar problemas nas eleições de 2014.
                Continue acompanhando o blog para mais informações sobre as Eleições 2012, além da próxima rodada de avaliações sobre os sentimentos dos eleitores pelos atuais administradores do município, do estado e do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário