sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eleições 2012: Sentimentos em relação ao Prefeito

Camila Teles

Dando seguimento às pesquisas relacionadas às eleições deste ano, a Grupom buscou avaliar o sentimento dos eleitores em relação à administração do prefeito, governador e presidente. Os dados são baseados na primeira rodada da pesquisa Radio730am / Grupom, realizada entre 21 a 24 de julho em Goiânia, quando 621 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00079/2012 de 21/07/2012.

SENTIMENTO DO PREFEITO
                Foi perguntado aos entrevistados qual é o sentimento dele/a em relação ao atual prefeito, Paulo Garcia. Os critérios de resposta fugiram do habitual “ótimo”, “bom”, “regular” e “ruim”, abordando de forma mais abrangente os níveis de satisfação, rejeição, confiança, compreensão e decepção.  Foi pedido, também, que o entrevistado desse uma nota de 1 a 10 para a administração do prefeito.

                No geral, o sentimento mais citado em relação ao prefeito  Paulo Garcia é a resposta “desconfiança” com  23,8% dos entrevistados.  O que significa ‘desconfiança’:  O eleitor  pode não ter a certeza que o Prefeito Paulo Garcia possua condições de administrar a cidade . Esta hipótese pode ser verdadeira ou falsa, mas deixou-nos uma interrogação para que em pesquisas qualitativas tentarmos descobrir o porquê da resposta.

Paulo tem uma avaliação positiva dos entrevistados em 51,2% (Soma da Satisfação, Confiança e Compreensão) e 48,8% de avaliação negativa (Soma de Decepção, Rejeição e Desconfiança). Veja os dados detalhados no gráfico abaixo.


Quando perguntados que nota dariam hoje à administração da prefeitura, a avaliação foi positiva: 57,7% dos entrevistados deu nota acima de 6. Mesmo assim, a média geral ficou um pouco abaixo: 5,7.




Sentimento do prefeito x Eleitor por candidato

                Na relação de eleitores por candidatos, entre os entrevistados que rejeitam todos ou pretendem votar em branco/nulo, 17,4% apresentam sentimentos negativos em relação ao prefeito Paulo Garcia. Isso representa cerca de 148 mil eleitores goianienses.

                Um fato curioso, é que 3,7% dos entrevistados, apesar de apresentar algum sentimento negativo em relação ao Prefeito, disseram ter a intenção de votar em Paulo Garcia nesta eleição. Outro ponto significativo: os eleitores de Isaura Lemos são aqueles que apresentam o maior índice de visão negativa, 7,4% dos entrevistados.



                A campanha ainda está no começo, mas a avaliação do sentimento do eleitor é importante para que se possa avaliar o possível impacto do Prefeito no contexto eleitoral, como o eleitor vota em função de sua percepção em relação ao administrador municipal. Continue acompanhando o blog para informações sobre o sentimento do eleitor em relação ao Governador Marconi Perillo e à Presidente Dilma Rousseff, além de outras informações sobre as Eleições 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário