terça-feira, 7 de agosto de 2012

Eleições 2012: Regionalização das intenções de voto para a Prefeitura de Goiânia

Camila Teles



Contratada pela Rádio 730AM, a Grupom realizou uma série de pesquisas para aferir a aceitação dos eleitores em relação aos candidatos à Prefeitura de Goiânia, cuja eleição será realizada em outubro deste ano. No estudo, foi avaliada a intenção de voto segundo a estratificação dos entrevistados, dividindo-os, por exemplo, entre sexo, grau de escolaridade e idade. A pesquisa foi registrada sob protocolo número: 00079/2012 de 21/07/2012.

REGIÕES DE GOIÂNIA
                A pesquisa foi realizada em 117 bairros da capital, divididos em grande centro, sul, leste, oeste, norte e noroeste. Esta divisão visa atender o princípio estatístico da significância dos dados e não é equivalente à regionalização oficial da cidade. Os candidatos estão ordenados de acordo com o resultado da pesquisa espontânea.


Paulo Garcia
                Em se tratando do levantamento espontâneo, Paulo Garcia (PT), que ficou à frente na intenção de votos espontânea com 13,4%, teve o maior intenção na região leste de Goiânia: 19,9% dos entrevistados. Entretanto, dos eleitores avaliados na região noroeste da capital, apenas 9% mostraram intenção de votar no atual prefeito, sendo a região com menos intenções para o atual prefeito.  
No levantamento estimulado, Paulo Garcia que apresentou um índice de 26,2%, também saiu à frente na região leste de Goiânia, com 31,6% das intenções. Já a região com menos intentos foi o grande centro, com 20,4% das intenções, seguido de perto pela região noroeste, com 20,5%.


Jovair Arantes
                O candidato Jovair Arantes (PTB) fica em segundo lugar no levantamento espontâneo, com 2,6%. A região sul de Goiânia foi a que mais apontou intentos para votar em Jovair, 6,8%. As regiões leste e oeste vêm logo em seguida, com 2,9% e 2,8% de intenções, respectivamente. O grande centro apresenta 1,9% de eleitores que pretendem votar no candidato e a região norte apresenta apenas 1%.
                No levantamento estimulado, Jovair Arantes cai para a quarta posição entre os candidatos com mais intenções de voto, com 6,9% do total. A região com mais intentos em votar no candidato do PTB também muda, sendo, neste caso, a região oeste, com 9,6% das intenções. As regiões leste e sul vêm em seguida, com 8,1% e 8,2%. A região norte, que no levantamento espontâneo obteve menor número de intentos, desta vez teve 4,9%, dando o ultimo lugar à região noroeste, com 2,6%.


Isaura Lemos
                Isaura Lemos (PCdoB) ficou com 0,5% das intenções de votos na pesquisa espontânea. A região sul foi onde a candidata teve mais intenções de voto, com 2,6% do total de entrevistados da área. No noroeste da capital, Isaura teve 1,3% das intenções e, no oeste, 0,6%.
                Quando se trata do levantamento estimulado, Isaura Lemos ficou em segundo lugar entre os candidatos, com 12,9% das intenções. A região sul da capital é a com mais eleitores dispostos a votar na candidata, com 17,8% das intenções. As regiões noroeste e oeste vêm em seguida, com 15,4% e 15,2%, respectivamente. Na região norte, Isaura tem 11,8% dos intentos, enquanto na região do grande centro, 9,3% dos eleitores disseram pretender votar nela. A região sul vem por último, com 6,8% das intenções para a candidata.


Elias Júnior
                Elias Junior (PMN), assim como Isaura Lemos, ficou com 0,5% das intenções de voto no levantamento estimulado. A região com maior apoio ao candidato foi o noroeste da capital, com 2,6% das intenções. O sul da capital vem em seguida, com 1,4%.
                No levantamento estimulado, Elias Júnior ficou em terceiro lugar, com 8,2% das intenções de voto em Goiânia. O noroeste da capital, neste caso, continua com a maior quantidade de intentos, 15,4%, seguido pela região leste, com 9,6%. O norte e o sul vêm com 6,9% e 6,8%, respectivamente. 7,3% dos entrevistados do oeste de Goiânia disseram que votariam em Elias. O grande centro vem por último, com 1,9%.


Simeyson Silveira
                Simeyson Silveira (PSC) teve 0,3% das intenções de voto no levantamento espontâneo, ficando em quinto lugar entre os candidatos. Entre as regiões, somente na norte e na oeste houveram resultados, com 1,0% e 0,6% (respectivamente) dos eleitores tendo apontado Simeyson como escolha de voto.
                Na pesquisa estimulada, Simeyson aparece em sexto lugar, com 1,4% do total de intenções. O noroeste de Goiânia foi a área onde o candidato mais apresentou votos, com 2,6% do total de intenções da região. O oeste e o norte vêm em seguida, com 2,2% e 2,0%, respectivamente. O grande centro ficou por último, com 1,9% de intenções para o candidato.


Rubens Donizetti
                O último candidato a aparecer no levantamento espontâneo foi Rubens Donizetti (PSTU), com 0,2% das intenções. A única região em que o nome de Rubens aparece, neste caso, é a região oeste de Goiânia, com 0,6% dos intentos entrevistados.
                Rubens Donizetti teve 1,0% das intenções de votos no levantamento estimulado. A região sul foi a que obteve mais votos para o candidato, com 4,1% do total da região. O grande centro e o noroeste vêm em seguida, com 1,9% e 1,3%, respectivamente. A região oeste manteve a quantidade de intentos do levantamento espontâneo, e segue com 0,6% das intenções.



José Netho
                José Netho (PPL) não apareceu no levantamento espontâneo. Já no levantamento estimulado, ficou em quinto lugar entre os mais votados, com 1,9% das intenções. Entre as regiões de Goiânia, o nome do candidato apareceu mais na região sul, com 4,1% do total de eleitores entrevistados na área. Na região noroeste teve 3,8% das intenções, enquanto no norte teve 2,0%. O grande centro e o sul aparecem em seguida, com 1,9% e 1,7%, respectivamente.

Professor Pantaleão
                Professor Pantaleão (PSOL) também não apareceu entre os candidatos do levantamento espontâneo, ficando em sétimo entre os nomes do levantamento estimulado, com 1,1%. A área com mais votos para o candidato foi a da região sul, com 2,7% das intenções. O grande centro aparece seguido pelo leste, com 1,9% e 1,5%, respectivamente. A região norte vem em seguida com 1,0% das intenções, e a oeste logo atrás, com 0,6% dos intentos.

Estratificação
                O alto índice de desconhecimento constatado no levantamento espontâneo da pesquisa 730am/Grupom teve os seguintes números: 30,6% dos entrevistados não conheciam os candidatos, enquanto 3,1% votaram em não candidatos; 42,5% não avaliaram ou estavam indecisos e 6,4% disseram votar nulo ou em branco.
                Na estratificação regional, a região com mais votos em não candidatos foi o sul da capital, com 11,0%. Em contrapartida, a região noroeste teve mais eleitores dizendo não conhecer os candidatos: 46,2% dos entrevistados. 50,0% dos intentos avaliados no grande centro não avaliaram ou estavam indecisos e 8,4% dos entrevistados no oeste de Goiânia disseram que votariam nulo/branco.
                No levantamento estimulado, 18,2% dos eleitores entrevistados não avaliaram ou se mostraram indecisos, enquanto 22,1% disseram rejeitar todos, votar nulo ou em branco. Em se tratando das regiões, o grande centro foi o que mais obteve votos branco/nulos, com 33,3%. Já a região norte foi a com mais eleitores indecisos: 24,5% dos entrevistados.




                Os dados foram todos baseados na primeira rodada da pesquisa 730 am/Grupom. Acompanhe o Blog Grupom para mais informações sobre as eleições e para conferir as próximas rodadas da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário